Organizações mais Orgânicas

postado em: Artigo | 0

Pode parecer redundante, mas não é…

Quais os elementos essenciais para a transformação de uma ideia em ação?

Dee Hock no prólogo de seu livro O Nascimento da Era Caórdica (Ed. Curtrix – 1999) já dizia: “As instituições hierárquicas de comando-e-controle da Era Industrial, que, nos últimos quatrocentos anos, cresceram a ponto de dominar a vida comercial, política e social, estão cada vez mais irrelevantes em face de explosiva diversidade e complexidade da sociedade no mundo inteiro.”

Após vinte anos da primeira edição, ainda não se pode dizer que nem as mais antigas empresas, tão pouco dos novos empreendimentos, abriram mão de estruturas hierárquicas.

Mas, felizmente, posso dizer que tenho atuado junto a alguns projetos e instituições que já atuam em novos modelos, compreendendo que é a partir da mudança do olhar e da maneira de pensar das pessoas, sobretudo das lideranças, que novos organismos poderão ser construídos.

A identificação de um propósito compartilhado tem se mostrado um ponto de partida fundamental. Uma vez definido, é a partir dele que se pode revelar o DNA da ação ou organização que se quer formar ou transformar. Seus elementos essenciais são a base para a composição e o nascimento de um modelo mais orgânico de atuação e contribuição para o meio em que se insere. Um modelo de sistemas integrados, que se fortalecem a medida que alimentam o propósito, que se expande e fortalece os sistemas, em ciclos virtuosos e regenerativos.

Apoiamos iniciativas com metodologia que propõe este novo olhar, da reflexão ao desenho de novos caminhos, e desenho de modelos mais responsáveis, resilientes e regenerativos.

Vamos conversar a respeito?

Entre em Contato com o assunto “Organizações mais Orgânicas” e deixe sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *